Questão de concurso juiz federal (TRF 2 – 2013) – Assunto PPP

337 acessos

Questão. TRF – concurso de Juiz Federal (2ª Região), 2013. Mediante lei sancionada em 2004, o Brasil adotou a PPP como instrumento para a viabilização de projetos fundamentais ao crescimento do país. Referida lei incorporou conceitos bem sucedidos da experiência internacional, de modo a garantir que as PPPs sejam balizadas na atuação transparente da administração pública. Acerca desse instrumento de gestão pública, assinale a opção correta.

a) Embora a responsabilidade fiscal não seja uma diretriz expressa na legislação de PPP, o melhor entendimento doutrinário aponta para a aplicação da Lei de Responsabilidade Fiscal à execução desse tipo de contrato administrativo.

b) Não se admite o emprego da arbitragem na hipótese de um município querer dirimir conflitos decorrentes de contrato de PPP.

c) Um estado da Federação, no âmbito de contrato de PPP para a realização de obras públicas nos seus municípios, estará impedido de ceder parte de seus créditos não tributários a título de contraprestação.

d) É expressamente vedada a uma sociedade de propósito específico, incumbida de implantar e gerir o objeto de uma PPP em determinado estado da Federação, constituir-se sob a forma de companhia aberta.

e) Caso um estado da Federação celebre contrato administrativo de PPP visando à concessão de serviços públicos, conforme legislação específica, e, além da tarifa a ser cobrada dos usuários, o contrato preveja contraprestação pecuniária do parceiro público ao parceiro privado, ter-se-á, nessa hipótese, um exemplo da chamada concessão patrocinada

Resposta: (e)

Justificativa: De acordo com a definição do art. 2º, § 1º, da Lei das PPPs (Lei n? 11.079/2004), concessão patrocinada é a concessão de serviços públicos ou de obras públicas de que trata a Lei de Concessões, quando envolver, adicionalmente à tarifa cobrada dos usuários, contraprestação pecuniária do parceiro público ao parceiro privado.

As demais alternativas estão erradas, pois: (1) a Lei de Responsabilidade Fiscal é diretriz expressa, de observância obrigatória; (2) admite-se aquisição de crédito especialmente destinado ao financiamento da parceria; (3) o art. 11, III, da Lei das PPPs faculta a previsão no instrumento convocatório do emprego de mecanismos privados de resolução de disputas, inclusive a arbitragem; e (4) a sociedade de propósito específico pode assumir a forma de companhia aberta.

LivrosLivros