O que é Tokenismo?

07/06/15

2893 acessos

Tokenismo

A expressão tokenismo deriva do termo inglês token, que significa símbolo. Consiste na prática de fazer publicamente pequenas concessões a um grupo minoritário, tão somente para ocultar eventuais acusações de preconceito ou discriminação.

Trata-se de uma estratégia para criar uma falsa aparência, ou seja, é uma medida que finge integrar, com poucas concessões, quando no fundo o que se pretende é manter as estruturas de dominação e assujeitamento. É o que ocorre quando há UM negro em algum ambiente disputado, ou UMA mulher num contexto masculinizado, mas eles são apenas utilizados como peças simbólicas para que não haja maiores questionamentos. 

Note-se que uma verdadeira política pública deve promover condições de integração mais profundas aos grupos que sofrem , desmascarando relações de poder que buscam ocultar o assujeitamento de grupos minoritários dos benefícios oferecidos do ponto de vista social. 

Sobre Irene Nohara

Advogada parecerista. Livre-docente em Direito Administrativo (USP/2012), Doutora em Direito do Estado (USP/2006), Mestre em Direito do Estado (USP/2002) e graduação pela USP, com foco na área de direito público. Professora da pós-graduação stricto sensu da Universidade Presbiteriana Mackenzie (mestrado e doutorado). Autora de diversas obras jurídicas.